Natura

Natura

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trajetória da Natura

1969
– Luiz Seabra funda a Natura, em São Paulo. Desde essa época a produção de cosméticos já contemplava ativos vegetais em sua composição. A primeira loja da Natura foi aberta em 1970, na rua Oscar Freire, e o atendimento era feito pelo próprio Seabra.
1973
– É inaugurada a fábrica da Natura em São Paulo. Na época, sete colaboradores produziam mensalmente cerca de 600 unidades de produtos de tratamento para cabelos, rosto e corpo.
1974
– A Natura decide apostar na consultoria personalizada, e o sistema de venda direta entra em operação.
1979
– Entrada no mercado masculino, com o lançamento da linha Sr N.
– É formado o Sistema Natura, com a participação de várias empresas.
1981
- Natura é pioneira ao criar um serviço telefônico gratuito de atendimento aos consumidores.
1982
– Início de operações no Chile, primeira iniciativa da empresa no exterior.
1984
- De forma pioneira, é lançada a opção de produtos em refil.
- Nasce a linha Erva Doce, um dos maiores sucessos da Natura.
1986
– Chega ao mercado a linha Chronos, tratamento antissinais, que reúne os maiores avanços tecnológicos da cosmética mundial.
1988
- Natura passa a comercializar seus produtos na Bolívia.
1989
– Na década de 1980, a Natura cresce 35 vezes, consolida a união com quatro empresas do Sistema Natura e desponta como a maior empresa de cosméticos brasileira.
1990
– A Natura publica sua Razão de Ser (compromisso com o bem-estar/estar bem) e suas Crenças: a importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.
1992
– É criado o Natura Escola: primeiro projeto social da empresa, desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Matilde Maria Cremm, de Itapecerica da Serra.
– A Natura chega à Argentina e ao Peru, 2 paises da america do sul.
1993
– Lançamento da linha Mamãe e Bebê, com a proposta de valor de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.
1995
– É criado o Programa Crer para Ver, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino público no Brasil.
1996
– É veiculada a primeira campanha do conceito Mulher Bonita de Verdade, da linha Chronos, que expressa a ideia de que a beleza feminina independe da idade.
1998
– Por meio de análises de impacto ambiental de todos os seus processos, a Natura passa a realizar regularmente o controle e monitoramento ambiental de suas atividades.
– É criado o Conselho de Administração da Natura.
2000
– Lançamento da linha Natura Ekos, com o uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira.
– A Natura dá início ao Programa Certificação de Ativos.
2001
– É inaugurado o Espaço Natura em Cajamar (SP), que abriga fábricas, armazenagem, logística e atividades administrativas em uma construção que atende aos mais avançados requisitos ambientais.
2003
– É criada a linha Natura Tododia com o objetivo de tornar a rotina de cuidados com o corpo um ritual especial.
2004
– A Natura abre seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
– A empresa conquista a certificação ambiental ISO14001.
2005
– É inaugurada a Casa Natura em Paris (França).
– Entra em funcionamento a operação do México.
– A Natura obtém certificação NBR ISO9001.
– A empresa vegetaliza a linha de sabonetes.
– É lançado o Movimento Natura.
2006
– Abertura da primeira Casa Natura do Brasil, em Campinas (SP).
– Fim dos testes em animais em todas as práticas de pesquisa da empresa.
– Firmado o primeiro acordo de repartição de benefícios por acesso ao conhecimento tradicional.
2007
– É lançado o Programa Carbono Neutro. A Natura se compromete a reduzir ao longo de cinco anos suas emissões de gases do efeito estufa em 33% e a neutralizar por completo as emissões que não podem ser evitadas.
– É aberta a primeira fábrica Natura fora de São Paulo, com a inauguração da Unidade Industrial Benevides, no Pará.
– Têm início as operações da Colômbia.
– Todos os produtos Natura passam a divulgar uma tabela ambiental.
2008
– A Natura dá início à implantação do Sistema de Gestão Natura, modelo de organização baseado em gestão por processos, que está a serviço das Unidades de Negócios e das Unidades Regionais.
– Para estreitar o relacionamento com consultoras e consultores, a Natura amplia o modelo Consultora Natura Orientadora no Brasil.
2009
– Ao completar 40 anos, a Natura atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras.
– É lançado o Natura Conecta, uma comunidade virtual para aproximar os públicos da Natura.

2 comentários: